Instalações Elétricas Residenciais e Industriais

A instalação elétrica compreende a implementação física dos componentes das ligações elétricas, a conexão entre a fonte geradora de energia elétrica e as cargas elétricas.
Em uma instalação elétrica predial ou residencial, o sistema a fonte geradora vem da concessionária e as cargas são os eletrodomésticas e eletroeletrônicos que conectamos nas tomadas. Já em uma instalação elétrica industrial, serão usados vários sistemas de medição para controlar o consumo energético em cada fase de uma produção, diversos relés para controle de processo e proteção de máquinas e equipamentos, vários sistemas de controle utilizando comandos elétricos e automação elétrica.
A potência instalada de equipamentos em uma instalação é muito maior em caso de instalações elétrica industriais se comparada as instalações residências elétricas, esta diferença cria a necessidade de muitos sistemas de medição, proteção e controle e isto muda a complexidade dos sistemas.

SPDA

As siglas SPDA significam sistema de proteção contra descargas atmosféricas, esses sistemas servem para proteção de prédios, antenas, instalações industriais, tanques, tubulações e pessoas contra as descargas atmosféricas e seus efeitos. Os sistemas de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) são compostos por dispositivos instalados nos pontos mais altos das instalações e estruturas, elas proporcionam um caminho para terra oferecendo a menor resistência elétrica possível, para desta forma, oferecer um caminho para corrente criada pela descarga atmosférica fluir em direção a terra, sem danificar equipamentos ou estruturas, além de proteger as pessoas dentro da instalação.

Projetos Elétricos

Os projetos elétricos deve priorizar o conforto, a segurança, a durabilidade e o bom funcionamento durante as etapas que envolvem o estudo, o planejamento e a execução de um serviço. Para isso, precisam contar com uma equipe altamente capacitada e prezar pelo investimento em tecnologias inovadoras em seu ramo de atuação.
Grosso modo, os projetos elétricos devem nortear a confecção de itens fundamentais em todos os espaços que dependem da eletricidade para funcionar. São eles: quadros de baixa, média e alta tensões, cabine de energia, SPDA, rede de aterramento e canteiro de obras.

Laudos

A Domínio elabora laudos refrentes a NBR 5410 e NBR 5419, Treinamentos NR10 e Anexo R para fins de AVCB.

Manutenção Industrial

Uma indústria tem várias demandas elétricas em toda a sua planta, seja em sua estrutura ou nos equipamentos utilizados. Por isso, contar com serviços de manutenção elétrica industrial de qualidade é essencial.
A contratação de serviços de manutenção elétrica industrial não é uma tarefa fácil. Muitas vezes, é difícil encontrar profissionais qualificados para o trabalho e que possam realizar no prazo devido.
Assim, é muito importante buscar referências na hora de contratar serviços de manutenção elétrica industrial, como o histórico de clientes atendidos e da empresa. Outra parte importante é avaliar o atendimento realizado, do orçamento até o esclarecimento de dúvidas técnicas, para assim buscar a melhor solução para sua empresa.

Energia Solar Fotovoltaica

Energia fotovoltaica é a energia elétrica produzida a partir de luz solar, e pode ser produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos. Quanto maior for a radiação solar maior será a quantidade de eletricidade produzida.
O processo de conversão da energia solar utiliza células fotovoltaicas (Normalmente feitas de silício ou outro material semicondutor). Quando a luz solar incide sobre uma célula fotovoltaica, os elétrons do material semicondutor são postos em movimento, desta forma gerando eletricidade.
A energia fotovoltaica é uma tecnologia 100% comprovada. Sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica já são utilizados há mais de 30 anos.